Buscar
  • Jairo Len

Campanha Nacional de Vacinação (Polio e Sarampo)

Atualizado: 10 de Out de 2018


É de extrema importância a campanha de vacinação que começa hoje em todo o Brasil, para as crianças até 5 anos de idade. Existe um risco da POLIOMIELITE voltar no Brasil (está erradicada desde 1989) e já há um surto de SARAMPO na região Norte do Brasil. Os índices de cobertura vacinal caíram muito nas últimas décadas, e, somados a imigrações, têm causado os surtos e riscos de surtos de doenças já erradicadas.

Lembro, porém, que os nossos pacientes, da Clínica Len de Pediatria, que estão com a vacinação completa, não têm necessidade de reforços nesta campanha.Todas as crianças vacinadas regularmente e em dia estão protegidos contra:
- SARAMPO (doses com 1 ano e um reforço até os dois anos)  
- POLIOMIELITE (doses com 2-4-6 meses, com reforços no segundo e quarto/quinto anos de vida).

Tomar uma dose "extra" não faz mal para a saúde, de qualquer forma. Por isso o governo faz uma campanha chamando TODAS as crianças, com o intuito de aumentar ao máximo a cobertura vacinal. Adultos são considerados protegidos contra o SARAMPO se já fizeram 2 doses da vacina na vida. Caso não saiba se tomou duas doses, faça um reforço. A vacina é a MMR ou SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Super segura e eficaz. A meu ver o público que fica mais vulnerável ao sarampo é composto por pessoas dos 20-25 anos em diante - nem todos com duas doses da vacina. Contra POLIO, a maioria dos adultos é 100% vacinada, porque a vacinação nos anos 1960, 70 e 80 era mais séria, eram raríssimos os pais que optavam pela moda irresponsável da "não-vacinação". Naquela época POLIOMIELITE era endêmica, havia casos com relativa frequência, e não podíamos nos dar ao "luxo insano" de não tomar a vacina.


40 visualizações

Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding