Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Andador

Existem muitas dúvidas a respeito das vantagens e desvantagens do uso de andador pelos bebês que ainda não andam sozinhos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria contra indicam o uso de andador. Sabe-se que o andador não vai adiantar a aquisição do andar sozinho das crianças, muito pelo contrário: o andador pode atrasar esta etapa, ainda de que forma não significativa.

Além disto, o andador é uma causa de acidentes importantes. As crianças podem desenvolver uma 'velocidade' no andador desproporcional aos seus reflexos, podendo bater a cabeça em quinas, batentes ou móveis. Outro acidente comum com andador é o 'capotamento': a criança tropeça em soleiras ou tapetes podendo cair com a cabeça ou ombros contra o chão.

É claro que se forem tomados todos os cuidados, estes acidentes podem ser evitados.

O andador, porém, não afeta o desenvolvimento nem causa deformidades dos membros ou coluna. Quando for usado, deve-se prestar atenção nos acidentes sob a supervisão direta e olhar de um adulto e seu uso deve se restringir a pequenos períodos de tempo para não atrapalhar a aquisição do andar pelo bebê