Andador
Existem muitas dúvidas a respeito das vantagens e desvantagens do uso de andador pelos bebês que ainda não andam sozinhos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria contra indicam o uso de andador. Sabe-se que o andador não vai adiantar a aquisição do andar sozinho das crianças, muito pelo contrário: o andador pode atrasar esta etapa, ainda de que forma não significativa.
Além disto, o andador é uma causa de acidentes importantes. As crianças podem desenvolver uma 'velocidade' no andador desproporcional aos seus reflexos, podendo bater a cabeça em quinas, batentes ou móveis. Outro acidente comum com andador é o 'capotamento': a criança tropeça em soleiras ou tapetes podendo cair com a cabeça ou ombros contra o chão.
É claro que se forem tomados todos os cuidados, estes acidentes podem ser evitados.
O andador, porém, não afeta o desenvolvimento nem causa deformidades dos membros ou coluna. Quando for usado, deve-se prestar atenção nos acidentes sob a supervisão direta e olhar de um adulto e seu uso deve se restringir a pequenos períodos de tempo para não atrapalhar a aquisição do andar pelo bebê