Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Transporte de crianças em veículos 

Transporte de crianças em veículos

 

Os acidentes automotores estão entre as principais causas de seqüelas neurológicas e ortopédicas em crianças, e o transporte adequado da criança diminui a quase zero este risco.

Crianças até 1 ano de idade

 

Nesta faixa etária os bebês devem ser sempre transportados em cadeiras próprias para esta idade e peso (bebê-conforto ou cadeirinha). O assento deve ser bem fixado, com cinto de 3 pontos, no banco traseiro, voltado para trás do veículo.

Os cintos de fixação para a criança devem estar bem ajustados, por cima do ombro, e a fivela sobre o tórax do bebê.

Dependendo da necessidade, podem ser usados apoios ou rolos de tecido para ajudar no correto posicionamento do corpo e da cabeça da criança, que muitas vezes já vem com as cadeiras.

 

O cinto de segurança mais adequado para fixar a cadeira é o central traseiro, desde que seja de 3 pontos.

Existem inúmeros tipos de cadeiras no mercado. Procure sempre aquelas com selo de verificação do Inmetro ou as importadas de boas marcas. A cadeira ideal é aquela apropriada para o peso e idade de cada criança.

Nunca transporte a criança no colo, mesmo que no banco traseiro e usando cinto, em nenhuma hipótese.

 

Crianças entre 1 ano e 4 anos

 

Nesta faixa etária a cadeira (apropriada para idade, estatura e peso) deve ser colocada no centro do banco traseiro, voltada para frente. 

As portas devem estar sempre travadas e se possível com a 'trava de segurança' - que só permite que a porta seja aberta por fora - permanentemente acionada.

A criança nesta faixa etária nunca deve ser transportada sentada no colo de outros adultos ou diretamente no banco traseiro, mesmo que com o cinto de segurança. Grande parte dos acidentes se dá por complicações com o uso do cinto traseiro de 3 pontos (cortes, enforcamentos).

Crianças entre 4 e 7 anos e meio

Utilize os assentos de elevação (tipo booster ), no banco de trás. A criança usa o próprio cinto de segurança do carro (sempre com 3 pontos).

Existem os assentos de elevação com encosto e apoio para a cabeça, mais seguros.

Assento de elevação simples Assento de elevação com encosto

 

REGRAS GERAIS

  • A criança só pode ser transportada no banco da frente quando tiver mais de 10 anos e com altura superior a 1,45 m. 

  • Procure deixar o banco da frente o mais afastado possível do painel do veículo.      

  • Quando se usar um cinto de 3 pontos, a faixa que cruza o tórax deve sempre estar posicionada sobre o ombro, nunca sobre o rosto ou cabeça .

  • Nos dias de muito sol, tome cuidado com as partes metálicas e cromadas no interior do veículo e na cadeira. Elas podem causar queimaduras importantes. 

  • Para evitar danos nos bancos do veículo (de couro ou tecido) pode ser colocada uma toalha entre a cadeira e o banco, sem prejudicar a segurança.