Molusco Contagioso
-
Sinônimos: Molusco Infeccioso
AGENTE ETIOLÓGICO: O Molusco Contagioso (MC) é uma doença infecciosa benigna causada por um vírus chamado poxvírus.
-
FAIXA ETÁRIA: Pode acometer todas as faixas etárias. Raramente afeta crianças com menos de 1 ano de idade, sendo mais comum entre os 2 e 5 anos de idade.
-
TRANSMISSÃO: Os poxvírus causadores do Molusco Contagioso são transmitidos de pessoa-a-pessoa, através de contato direto, mas também podem ser transmitidos por contato indireto, como piscinas, toalhas, banheira, vaso sanitário, etc.
-
INCUBAÇÃO: Após o contato, a doença pode aparecer após 1 ou 2 meses.
-
QUADRO CLÍNICO: O Molusco Contagioso é caracterizado por lesões na pele, com cerca de 2 a 6 milímetros de diâmetro, brancas ou “perolizadas”, com uma umbelicação central. Em geral não coçam, mas há crianças que relatam prurido. Aparecem com frequência na face, tronco, extremidades. Multiplicam-se na mesma região do corpo, podendo chegar a dezenas de lesões.
-
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL : Outras lesões de pele, como as verrugas comuns e a Keratose Pilar.
-
EXAMES LABORATORIAIS: Não são necessários. O diagnóstico é feito através do exame clínico.
-
TRATAMENTO: Cada lesão dura cerca de 2 meses e regride espontaneamente. O problema é que novas lesões tendem a surgir e “recontaminar” a pele adjacente. Desta forma, o Molusco Contagioso deve ser tratado, através de cremes locais ou retirada mecânica (curetagem, crioterapia).
Estudos mostram que, em crianças, a curetagem é um método rápido, seguro e eficaz, desde que feito com anestesia local (em forma de creme anestésico) ou sedação.
-
RECORRÊNCIA: Uma vez tratados, novos Moluscos Contagiosos podem reaparecer no mesmo local – isso porque existem lesões ainda subcutâneas que vão aparecendo clinicamente aos poucos. Novas curetagens ou aplicação de cremes medicamentosos podem ser necessários.