Meningites Virais e Bacterianas
  • Meningites Virais e Meningites Bacterianas

• Freqüentemente se fala da ocorrência de casos de meningite na escola dos filhos, no trabalho, no clube. E sempre há dúvidas do que deve ser feito com as pessoas que tiveram algum contato com os doentes - se devem tomar remédios, se devem ficar em isolamento. Inicialmente, o mais importante é se definir muito bem qual é o tipo de meningite que ocorreu - se foi BACTERIANA ou VIRAL. É só através desta informação que as condutas certas podem ser tomadas.

Abaixo temos um breve resumo das principais diferenças entre estes 2 tipos de meningite:

As meningites bacterianas são aquelas causadas por BACTÉRIAS, como os meningococos A, B, C, W e Y; os pneumococos e o haemófilus B. Podem acometer crianças e adultos de qualquer idade.

O quadro clínico é caracterizado por: dor de cabeça, febre, vômitos, manchas arroxeadas pelo corpo, queda do estado geral. Estes sintomas podem aparecer juntos ou isolados. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e coleta e análise do 'liquor'. Outros exames também podem ser importantes hemograma (sangue) e exames radiológicos (tomografia)

O tratamento é com antibióticos endovenosos e internação hospitalar prolongada.

As meningites bacterianas requerem um diagnóstico rápido e tratamento específico, pois sua evolução é muito aguda e este tipo de meningite, além do grande risco de vida, pode causar sequelas neurológicas importantes.

Existem vacinas disponíveis e seguras para os diversos tipos de meningite bacteriana.

No caso de pessoas que tiveram contato com doentes de meningite bacteriana (antes ou depois do diagnóstico), existe necessidade do "tratamento profilático", ou seja as pessoas que tiveram contato direto com estes pacientes devem receber antibiótico (em geral, Rifampicina) por 2 ou 4 dias, dependendo do tipo de bactéria. Estas orientações devem ser dadas pelo médico que está cuidando do caso.

• As meningites virais são aquelas causadas por VÍRUS, em geral os "enterovírus". Estão associadas à outras doenças virais: gripes, diarreias, viroses em geral. Ou seja: aumentam os casos destas doenças, aumenta o número de casos de meningite viral. A meningite viral pode acometer crianças e adultos de qualquer idade.
    O quadro clínico é semelhante ao da meningite bacteriana, mas os sintomas em geral são mais brandos e nunca há manchas pelo corpo. O diagnóstico também é feito pela coleta do 'liquor' e eventualmente outros exames podem ser necessários para se diferenciar uma meningite viral da meningite bacteriana.

Não há necessidade de tratamento para a meningite viral. A internação, breve, é necessária quando os vômitos e a dor de cabeça são intensos. Não há necessidade de antibióticos. Não há qualquer risco de vida e não há sequelas ou complicações na meningite viral.

As pessoas que tiveram contato com portadores de meningite viral não precisam nem devem tomar quaisquer remédios, nem precisam ficar afastadas das suas atividades rotineiras.
    Não existe vacina para a meningite viral.