top of page
Lista de Remédios para viagem

É muito importante quando se viaja, principalmente para o exterior, que sejam levados os medicamentos que habitualmente usamos nos casos das doenças mais comuns ou de algumas emergências. 

Abaixo mostramos uma lista com os medicamentos básicos para serem levados dependendo de cada tipo de viagem.

 

Os nomes comerciais são uma simples referência. O uso exato de cada remédio depende de vários fatores: peso, idade, tipo de doença, reações individuais, alergias. 

Portanto, é sempre mais prudente contatar o médico antes de se usar qualquer medicamento

Na Clínica colocamos à disposição uma lista pronta, impressa em receituário, sempre atualizada e personalizada,
que pode ser solicitada antes da viagem.
Para evitar transtornos alfandegários, o ideal é levar os medicamentos sempre acompanhados de suas respectivas prescrições médicas.

1. Antitérmico: levar aquele que a criança está habituada. As formulações em supositório não devem ser esquecidas. 

 

2. Analgésico: para as dores, em geral.

 

3. Antiemético (contra náuseas e vômitos): nunca se deve esquecer desta classe de medicamentos. 

 

4. Antigripal: Pode ser levado, principalmente nas viagens para locais frios ou com neve. Porém estes tipos de medicamentos são de "venda livre" (sem receita) em todos os países.

 

5. Antialérgico: importante quando se viaja para sítios, fazendas ou praia. 

 

6. Pomadas: nas viagens para o frio ou calor intensos ou em locais com mosquitos são importantes as pomadas antialérgicas ou calmantes da pele. 

 

7. Antibiótico: em viagens para o exterior e para algumas crianças que tem infecções com certa frequência é fundamental levar um antibiótico. Converse com o pediatra a respeito do antibiótico mais adequado para ser levado. 

REMÉDIOS ESPECIAS 

Algumas crianças fazem uso esporádico de alguns remédios específicos, que não fazem parte da 'farmácia básica' para viagem: broncodilatadores, corticosteróides, gotas otológicas , antitussígenos, entre outros.
Lembramos que o uso de qualquer remédio depende de vários fatores, como o tipo e causa da doença, o peso da criança e a necessidade de um atendimento médico pediátrico no local da viagem. 
Na dúvida, sempre faça contato telefônico com o pediatra antes de usar o medicamento. 

bottom of page