Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Leite Materno
Ordenha e Conservação

Muitas vezes, por motivo de trabalho ou ausência, é necessário que a nutriz faça a ordenha do leite materno para a amamentação de seu filho. Este processo não é prejudicial e auxilia de forma importante na manutenção da lactação por períodos prolongados.

 

A ordenha manual ou o uso de bombas manuais/elétricas estimulam a produção do leite materno.
As principais recomendações são em relação ao armazenamento do leite ordenhado e seu correto uso:

 

ORDENHA E ARMAZENAMENTO

 

1. O modo mais fácil de proceder a ordenha são as bombas elétricas. As bombas manuais e a ordenha manual também podem ser satisfatórios, ainda que mais trabalhosos.

 

2. O ideal é que o leite seja retirado no horário que o bebê estaria mamando. Como muitas vezes a mãe tem de ordenhar seu leite nos horários que está com seu filho, deve procurar fazê-lo logo após a mamada, se houver leite, ou 1 ou 2 horas após.

 

3. O leite deve ser armazenado em frascos apropriados ou mamadeiras de plástico rígido ou vidro. Estes recipientes devem estar esterilizados através de equipamentos adequados (esterilizadores) ou através de fervura.

 

4. Não se deve acrescentar leite ordenhado nas mamadeiras que estão armazenadas, já congeladas.

 

5. A quantidade de leite por frasco deve ser aproximadamente para UMA mamada, uma vez que o leite não deve ser reutilizado após a mamada na mamadeira nem recongelado.

 

6. Não se esqueça de datar o leite (dia e hora).

 

7. Logo após a ordenha o leite deve ser resfriado (torneira com água fria ou recipiente com água e gelo) e armazenado. Na tabela abaixo observamos o prazo permitido para armazenamento:

** O leite pode ser pasteurizado, mas este é um procedimento realizado exclusivamente por bancos de leite de maternidades.

 

AQUECIMENTO E USO

 

1. Para o descongelamento o leite deve ser mantido na geladeira. Em caso de necessidade de uso imediato, o leite pode ser descongelado em banho-maria. Uma vez descongelado, o leite pode ser mantido por 24 horas na geladeira ou por 8 horas em ar ambiente.

 

2. Após ser descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria. Não se deve usar forno de microondas. A temperatura ideal do leite oferecido ao bebê é de cerca de 30 a 35°C. 

 

3. O leite deve ser oferecido na mamadeira, com bico ortodôntico apropriado para a faixa etária, de silicone (ideal) ou látex. Procure utilizar mamadeiras de fácil reposição, que sejam encontradas facilmente em lojas especializadas.

 

4. A sobra de leite após a mamada NÃO deve ser reutilizada devido a possível contaminação bacteriana. Despreze as sobras.

 

5. O leite materno NUNCA deve ser fervido.