Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Exercício e Crescimento

As dúvidas em relação à prática de esportes e crescimento são inúmeras. Basquete faz crescer? Ginástica olímpica retarda o crescimento? Meu filho pode fazer musculação? Estas dúvidas freqüentes são comentadas a seguir.

- Qual é o esporte que mais favorece crescimento?

 

A prática de atividades físicas como caminhadas, esportes de quadra, e até o simples esforço físico (como subir escadas) promove a liberação de um hormônio chamado hormônio de crescimento ou GH. Independente do tipo de atividade física que se pratique o GH é liberado no organismo, estimulando o crescimento .
Portanto todos os esportes promovem o crescimento da mesma forma, desde que praticados com regularidade e sem exageros.
O basquete, por exemplo, auxilia no bom crescimento da mesma forma que a natação, o vôlei ou o balé.
Naturalmente as crianças e adolescentes mais altos vão sendo triados para estes esportes que requerem pessoas de estatura elevada. Daí a falsa impressão que o basquete ou o vôlei fazem crescer mais que outros esportes.

-Existem esportes que bloqueiam o crescimento ?

 

De um modo geral a prática de esportes não atrapalha o crescimento.
Porém alguns esportes, como a ginástica olímpica, quando praticados de forma excessiva (treinamentos severos, com mais de 8 horas diárias de exercício) podem alterar a secreção de hormônios e até bloquear a menstruação, puberdade e o crescimento. A prática de ginástica olímpica e qualquer outro esporte de forma moderada (como 3 vezes por semana, 2 horas por vez) NÃO trás qualquer problema para os hormônios e crescimento.

- Qual é o melhor esporte para uma criança praticar?

 

Não existe 'melhor' esporte. Todos os esportes são indicados e saudáveis para as crianças. Costuma-se dizer que o melhor esporte é aquele que a criança gosta, aquele que vai ser praticado com prazer e regularidade.

- As crianças e adolescentes podem praticar musculação?

Não. Os exercícios 'isométricos', com muita carga e pouco movimento, como levantar pesos ou halteres, podem prejudicar o desenvolvimento muscular e ósseo, assim como provocar traumatismos tendíneos. Recomenda-se musculação somente após o término do crescimento e sempre sob supervisão técnica.

- As crianças e adolescentes podem fazer 'academia'?

 

Sem dúvida. As academias inclusive tem programas desenvolvidos para as crianças. É claro que os esportes coletivos trazem outros benefícios além do 'físico', como a convivência, divisão de tarefas, espírito de grupo e até a competição, que quando bem administrada é muito saudável. Mas aeróbica, danças, alongamento e outras atividades de academias são indicados para qualquer idade e sexo.