Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Erupção Dentária - Dentes Permanentes

A erupção dos dentes permanentes normalmente começa a partir dos 6 anos de idade. Nesta idade a criança ainda tem 20 dentes (decíduos ou dentes de leite). A dentição permanente é constituída por 32 dentes, sendo 16 na arcada inferior e 16 na arcada superior.

 

O primeiros dentes permanentes que emergem são os primeiros molares, ao redor dos 6 anos. Não há queda de dentes de leite para a erupção do primeiro molar definitivo. Ele emerge atrás dos segundos molares deciduais, num local aonde não havia dentes. Muitas vezes a erupção dos “molares dos 6 anos” não é percebida, e existe uma escovação deficiente deste dente permanente.

 

O segundo permanente é o incisivo central inferior, que surge entre os 6 e 7 anos de idade, e depende da queda dos decíduos.

 

Assim como nos dentes de leite, os dentes permanentes seguem uma ordem de erupção iniciando pela arcada dentária inferior.

 

Nesta figura observamos a dentição permanente completa de uma adulto

Na tabela abaixo observamos a ordem e idade mais freqüente de erupção dos permanentes

Assim como nos dentes de leite, a grande preocupação com os permanentes é a limpeza e escovação. A erupção dos dentes permanentes deve ter o acompanhamento estreito de um odontopediatra, que além da prevenção ficará atento para a ortodontia e necessidade de intervenção precoce.

 

As visitas de rotina ao odontopediatra devem ser semestrais, mesmo sem qualquer problema relatado pela criança.