Escarlatina

AGENTE ETIOLÓGICO: A escarlatina é causada por uma bactéria, o streptococo beta-hemolítico do grupo A.

FAIXA ETÁRIA: Mais frequente entre 4 e 8 anos de idade, sendo rara antes dos 2 anos.

TRANSMISSÃO: O estreptococo, assim como todas as outras bactérias que acometem a garganta, é transmitido por contato direto: saliva, tosse, espirros.

INCUBAÇÃO: Após o contato, a doença aparece em cerca de 1 a 4 dias.

QUADRO CLÍNICO: Começa com febre alta (38° a 40°C ), dor de garganta, mal estar geral. Após 24 a 48 horas, aparece o “rash” cutâneo - um eritema grosseiro na pele, mais em região do peito, barriga, braço, coxa. Nota-se palidez perioral e as dobras do braço podem ficar mais pigmentadas. Uma característica da escarlatina é a “língua em framboesa” – a língua da criança fica com as papilas mais evidentes e torna-se muito vermelha ou branca. No decorrer da doença, as mãos e pés podem descamar.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: A escarlatina pode ser confundida com mononucleose, com outras infecções de garganta, doença de Kawasaki e, eventualmente, doenças virais infantis (como a rubéola, sarampo, roséola).

EXAMES LABORATORIAIS: Em geral desnecessários, mas o diagnóstico pode ser confirmado através da pesquisa rápida de estreptococo em secreção da garganta.

TRATAMENTO: É feito, obrigatoriamente, com antibióticos. Antitérmicos e anti-inflamatórios podem ser usados.

CONTATOS e TRATAMENTO PREVENTIVO: Não é necessário que as pessoas que tiveram contato direto com portadores de escarlatina recebam tratamento (como se fazia no passado). Caso exista o contato, só devem receber antibióticos aqueles que desenvolvam a doença.

Captura_de_Tela_2018-10-16_às_15.33.58.p
Captura_de_Tela_2018-10-16_às_15.34.06.p