Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Eritema Infeccioso

Eritema infeccioso

 

Sinônimos: Quinta doença, Doença-da-face-estapeada. 

AGENTE ETIOLÓGICO: O eritema infeccioso é uma doença viral benigna causada pelo vírus Parvovírus B19 (ou Eritrovírus). 

FAIXA ETÁRIA: Pode acometer todas as faixas etárias, sendo mais comum no período escolar, devidos às suas características de contágio. 

TRANSMISSÃO: Os Parvovírus B19 são transmitidos entre as crianças através de secreções, como saliva, espirros, tosse. 

IMPORTANTE: Diferente das outras doenças virais infantis, a transmissão do Parvovírus B19 se dá ANTES do aparecimento dos sintomas da doença. 

INCUBAÇÃO: Após o contato, a doença aparece em cerca de 5 a 15 dias. 

QUADRO CLÍNICO: O Eritema Infeccioso começa como uma doença viral inespecífica, com quadro febril, dores pelo corpo, dor de cabeça – mas em geral a criança está em bom estado geral. Após 5 a 7 dias, inicia-se um eritema (pele avermelhada) no rosto, tronco, braços, pernas. Raramente podem aparecer: dores articulares, coceira na palma da mão e planta dos pés. 

EXAMES LABORATORIAIS: Se necessário, são realizados exames gerais, como o hemograma e provas inflamatórias. O diagnóstico de certeza é feito através da sorologia para Parvovírus B19 (ou Eritrovírus). 

TRATAMENTO: Só se utilizam medicamentos para manter a febre controlada. Existe boa resposta ao uso de antialérgicos para conter o eritema. 

ADULTOS: Não é comum a infecção em adultos, mas adultos podem apresentar formas mais importantes da infecção por Parvovírus B19.