Eritema Infeccioso
Eritema infeccioso
Sinônimos: Quinta doença, Doença-da-face-estapeada.
AGENTE ETIOLÓGICO: O eritema infeccioso é uma doença viral benigna causada pelo vírus Parvovírus B19 Humano (ou Eritrovírus). Não é o Parvovírus que infecta cães e gatos.
FAIXA ETÁRIA: Pode acometer todas as faixas etárias, sendo mais comum no período escolar, devidos às suas características de contágio.
TRANSMISSÃO: Os Parvovírus B19 Humanos são transmitidos entre as crianças através de secreções, como saliva, espirros, tosse. Assim como vírus respiratórios.
INCUBAÇÃO: Após o contato com uma pessoa infectada, a doença pode aparecer após cerca de 5 a 15 dias.
QUADRO CLÍNICO: O Eritema Infeccioso começa como uma doença viral inespecífica, com quadro febril, dores pelo corpo, dor de cabeça – mas em geral a criança está em bom estado geral.
Após 5 a 15 dias, inicia-se um eritema (pele avermelhada) no rosto, tronco, braços, pernas.
Raramente podem aparecer: dores articulares, coceira na palma da mão e planta dos pés.
IMPORTANTE - TRANSMISSÃO: Diferente das outras doenças virais infantis, a transmissão do Parvovírus B19 Humano se dá ANTES do aparecimento dos sintomas da pele. Quando a criança já está com as manchas vermelhas no rosto e corpo, não há mais risco de transmissão. E a criança pode voltar para a escola.
EXAMES LABORATORIAIS: Se necessário, são realizados exames gerais, como o hemograma e provas inflamatórias. O diagnóstico de certeza é feito através da sorologia para Parvovírus B19 (ou Eritrovírus).
TRATAMENTO: Só se utilizam medicamentos para manter a febre controlada. Existe boa resposta ao uso de antialérgicos para conter o eritema.
ADULTOS: Não é comum a infecção em adultos, mas adultos podem apresentar formas mais importantes da infecção por Parvovírus B19 Humano