Diarréia por Enterovírus

Uma das doenças mais comuns e mais 'temidas' pelas mães são as diarreias causadas por  enterovírus - como o Adenovírus, Norovírus e Rotavírus.

A faixa etária mais comum para este tipo de diarreia é entre os 3 meses e 2 anos de vida, mas todas as idades podem ser acometidas, inclusive os adultos. A criança pode ter diarreia por enterovírus mais de uma vez, pois existem vários "sorotipos" de vírus.

O quadro se caracteriza por: mau estar geral, diarreia (fezes aquosas, inúmeras vezes ao dia, sem sangue), vômitos e febre. Eventualmente sintomas respiratórios podem aparecer.
A duração do quadro é de 3 a 7 dias em média.

O mais importante neste quadros é manter a criança hidratada.
Deve-se oferecer uma dieta leve, isenta de produtos industrializados, salgadinhos, frituras, doces, chocolate. O leite deve ser retirado da dieta em alguns casos. Líquidos - água, chá, suco de maçã e hidratantes como Pedialyte®, Hidrafix® - devem ser oferecidos continuamente e em pequenas quantidades.

Os medicamentos usados são para combater os vômitos, sob orientação médica (Dramin®, Plasil®, Digesan®, Vonau Flash®, etc.) e a febre. Não utilizamos remédios para "prender" o intestino.
Em alguns casos os vômitos não cedem com a medicação e a criança pode entrar em estado de desidratação, necessitando internação para reidratação endovenosa. Quando a criança não está vomitando raramente existe o risco de desidratação, mesmo se a diarreia for importante.

O mais importante é que sejam tomadas as medidas o mais rápido possível no intuito de evitar a desidratação.

As diarreias virais são muito contagiosas (através do contato com saliva e fezes) e os cuidados higiênicos são fundamentais para evitar a disseminação da infecção.

Após a introdução da vacina contra Rotavírus, em 2006, os casos deste tipo de diarreia viral diminuíram de forma importante, reduzindo bastante o número de internações.

Clínica Len de Pediatria