Conjuntivites em crianças

Conjuntivites são inflamações da conjuntiva, a membrana transparente que envolve a parte branca dos olhos e também a parte interna das pálpebras.

Existem diversas causas de conjuntivite em crianças, sendo as mais comuns:

- infecciosas (virais ou bacterianas)

- alérgicas (a pólen, pó, cloro,...)

- traumáticas

- químicas (por produtos que entram em contato com o olho)

Em todos os tipos de conjuntivite, os sintomas oculares são muito parecidos:

- hiperemia (olhos vermelhos)

- lacrimejamento

- secreção ocular

- coceira nos olhos

- inchaço nas pálpebras

O tratamento de cada tipo de conjuntivite vai depender muito da causa, mas em geral o recomendado, inicialmente, é sempre a limpeza dos olhos com algodão embebido com água filtrada ou água mineral, em temperatura ambiente, várias vezes ao dia. Caso não haja melhora em 24 horas, a avaliação médica é sempre recomendada.

Em casos de conjuntivite traumática (devido a arranhões, batidas nos olhos) a avaliação médica deve ser sempre imediata.

O uso de colírios lubrificantes, antialérgicos ou antibióticos vai depender da avaliação do pediatra ou do oftalmologista.

A maioria das conjuntivites em crianças é de origem infecciosa - viral (mais comum) ou bacteriana. Portanto, transmissíveis para outras crianças ou adultos. Muito cuidado e higiene de quem está limpando, para não se contaminar. E até a melhora completa dos sintomas oculares, a criança deve evitar contato com outras crianças.