Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Intestino do Recém-nascido

O ritmo intestinal dos recém-nascidos passa por intensas transformações na primeira semana de vida.

Na vida intra-uterina, o intestino é preenchido pelo mecônio, uma substância viscosa, de coloração esverdeada, quase negra, que não é absorvida - fica em contato com a parede intestinal do feto durante toda a gestação.

Assim que nascem, quando os bebês começam a se alimentar, o mecônio vai sendo liberado, e nova característica de fezes vai se formando. Este processo de eliminação de mecônio começa sempre na maternidade e muitas vezes, já em casa, ainda temos fezes meconiais.

A partir do 4ª ou 5º dia de vida você vai notar que as fezes começam a ter um tom esverdeado escuro, evoluindo para um verde mais claro e finalmente o amarelo-mostarda, a coloração "típica" das fezes. Ao redor do 7º dia de vida já temos esta coloração bem definida. 

Nestes dias de transformação das fezes os bebês tem um pouco de cólicas (3º ao 5º dia de vida). São cólicas transitórias, que melhoram assim que as fezes se estabilizam.

Amplas variações na coloração, ritmo e consistência das fezes são absolutamente normais nos bebês amamentados ao seio. Muitos bebês, inclusive, permanecem com fezes sempre esverdeadas nos primeiros meses de vida.

Tudo isso é normal e vai sendo explicado para você no decorrer das consultas de rotina.