Receba nossa newsletter e fique por

dentro das dicas e novidades da clinica Len   

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

desenvolvido por @onebranding

Cólicas e Intolerância à Proteína
do Leite de Vaca

Não há quem não conheça as "cólicas do primeiro trimestre" que acontecem, com certa frequência, nos recém nascidos. Muitas vezes estas cólicas são muito intensas, estressando os pais e até diminuindo a qualidade da mamada ao seio. Utilizamos, para diminuir as cólicas, massagem abdominal, bolsa de água quente, medicamentos leves, etc.

Mas qual é a causa da cólica?

O que se sabe atualmente é que grande parte destas cólicas é causada por uma intolerância à proteína do leite de vaca, ou seja, a criança amamentada exclusivamente com leite materno sofre os efeitos do leite de vaca que a mãe ingere e de seus derivados. Alguns outros sintomas do recém nascido amamentados ao seio (como a regurgitação) também podem ser atribuídos à intolerância ao leite de vaca. Entre outro alimentos,

A prática mostra que se forem retirados estes produtos lácteos da dieta da mãe as cólicas e regurgitação podem diminuir significativamente, melhorando a qualidade das mamadas e diminuindo a necessidade de medicação para o bebê. 

Portanto, para alguns casos, sugerimos esta conduta. O leite que a mãe toma e seus derivados não são fundamentais para a produção do leite. Basta que a mãe tenha uma alimentação e hidratação adequadas, com todos os tipos de alimentos e sucos de frutas.

Deve-se evitar: leite, sorvetes à base de leite, queijos, manteiga, chocolate, iogurtes, pudins, bolos e bolachas com leite entre outros. Lácteos "zero lactose" também não devem ser consumidos. Estes alimentos serão retirados e a resposta esperada se dá em 5 dias, no máximo.

Esta mudança na dieta da mãe é sempre transitória, retornando à alimentação habitual o mais breve possível, de acordo com a avaliação pediátrica.

Outros alimentos eventualmente poderão ser retirados da dieta materna, como peixe, amêndoas/amendoins/etc., ovo e feijão. Cada caso deve ser avaliado individualmente e com muito critério.